![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijqPak5w4xPrrGVSu7Y_dlP5oVqb5mEvw6tbqG-WEMUCVGTCYbUdNa_jaU1pFdKwkrD3oqMfYDdmkQ9JzVpdIhrr-bTm23FDUb4EHkFX9zL1NKD2nfGx7xSwYwdGaEC0cvWhrUVQmTWLM/s400/s320x240g.jpg)
Dizem que nem sempre se tem tudo o que quer. No meu caso penso que deveria ser: você nunca vai conseguir o que você quer. Dizem que quanto mais você for otimista, desejar e lutar por algo que você realmente queira, no final você vai conseguir. Você vai chegar lá. Existem boas chances de você concretizar tal desejo um dia, só não se sabe qual dia, nem como. Mas enfim... Um dia.
O engraçado é que comigo esse tal “dia” nunca chega. E olha que paciência é uma virtude. Aliás, falando em paciência, hoje fui procurar na internet (é, foi pela preguiça de olhar num dicionário) sobre essa palavra e o que achei foi exatamente isso:
- Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihVqZ3g7jRtlJBGoMmdXDhvmsqCzdxnMODgXau4ylsEwkW_l3ZmFQPiEUcARRRLNyouHD5Ih2ZHP7MSaw9L_-MB2LdKQy6F9_TyD2crVzV08iY1wrQYlHgA8rGFIAX52QyL3HgBPwWLVM/s400/0000qw70.jpg)
Depois de ler esse mini-texto, eu vi que havia sublinhado outras quatro palavras: VIRTUDE, CALMA, TEMPO, TOLERÂNCIA. Eu não procurei o significado das mesmas. Não achei necessário. Por mais que eu conhecesse a tradução de todas elas, eu não sabia utilizá-las no dia-a-dia e essa foi outra coisa que achei engraçada. Então analisei os fatos em relação ao que o texto dizia e conclui: meu lado emocional está totalmente desequilibrado, sempre pesando para o pior dos lados. Eu não consigo suportar dificuldades, muito menos incômodos e já me sinto uma impotente, um lixo que nunca alcança seus objetivos. Eu nunca persisto numa atividade difícil porque o pessimismo já fala por mim: “Pra que tentar? Você não vai conseguir mesmo. Sua inútil HAHA”. Ansiosa eu sempre fui e sempre vou ser. Quando preciso ouvir os conselhos de alguém, eu escuto com atenção, mas não absorvo todas as idéias ou deixo elas em segundo plano, deixo pra depois. Eu nunca fui calma. Sempre fui agitada, ansiosa, hiperativa, e um tanto pirada. A verdade é que não sei como consigo ser um vegetal na maior parte do tempo. Mas isso já é por culpa da preguiça mesmo.
Tempo? Bom, por eu não ter paciência, eu não costumo gostar de coisas que demoram pra acontecer. Gosto de tudo muito rápido, tudo AGORA. E a tolerância? Mmm, essa sim eu posso dizer que não existe no meu mundo, então nem comento sobre ela.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnn68m1DfMrDoknTxFFjMq1phbnDfxFcOakavQj4hdQSApPnxtoPbEUi14n3Tnwx8xo87M5xeaPJqGUzrZrb9XW-YX_UfEutx4uyC6QVMllzMkf7r1vLHNlYNk69dQqIzsmfY2IzzfnnY/s400/0000se63.jpg)